domingo, 5 de junho de 2016

"O dinheiro nos torna ruins?" - Paul Piff

Palestra muito interessante do pesquisador da Universidade da Califórnia Paul Piff: "O dinheiro nos torna ruins?"

De uma forma muito sóbria ele fala a respeito da ganância que a acumulação pode gerar. 

Ele começa com um exemplo muito fácil de compreender: Imagine que você está jogando Monopoly (Banco imobiliário) mas você começa o jogo com o dobro de dinheiro do que seu adversário, pode usar dois dados e ele apenas um. Certamente com o tempo você estará muito mais rico.

Na realidade isso não foi apenas um exemplo, foi um experimento que ele realizou com diversos participantes. Na sua palestra ele mostra o vídeo com os resultados.

Ser rico não significa ser mau e ser pobre não significa ser bom. Mas o mais legal é que no final ele aponta boas direções de como lidar com essa influência negativa do dinheiro. 

Ainda estou ponderando a respeito mas, acredito que tudo é uma questão de alinhamento de valores, algo que é trabalhado, por exemplo, em sessões de coaching.

Assista e tire suas conclusões. Somente 15 minutos.


Documentário: "Why Poverty" (Por que Pobreza?)

"Documentário busca as raízes da pobreza em vários momentos da história humana, como a conquista e a pilhagem das Américas, a escravidão e sabotagem às economias africanas, passando pela revolução industrial, a Guerra de Canudos, o imperialismo europeu e o nascimento do terceiro mundo, até chegar em nossa era, que vive um momento crítico, onde os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, mas também mostrando alguns casos de países que estão diminuindo a pobreza, como o Brasil."  (contexto livre)


Acabei de assistir a parte 8 desse documentário. Bono Vox, da banda U2, e o músico Bob Geldof, ambos irlandeses, encaram uma empreitada muito ousada: Acabar com a fome na áfrica. Logicamente que não conseguiram acabar com a fome de todo o continente, mas conseguiram mobilizar muita coisa e chegaram a avanços reais em relação à redução da pobreza na África. Chamo atenção para alguns pontos:

- A capacidade de um músico realizar uma mudança real no mundo: Diminuiu muito a dívida dos países africanos com os países mais ricos do mundo e aumentou os subsídios para saúde e prevenção.

- Se o congresso brasileiro é conservador e difícil, imagine o dos Estados Unidos. Neste documentário é possível ter noção da dificuldade que são as negociações por lá.

Vale a pena assistir para ver a relação direta entre política e música.

Bom filme!

PARTE 8 - A caridade pode salvar o mundo? E o dinheiro, pode?



A década de 90 marca o início do envolvimento das celebridades no ativismo social. O filme de Bosse Lindquist acompanha as atividades de duas personalidades famosas, Bob Geldof e Bono. Desde Live Aid até Make Poverty History a imagem desses artistas está vinculada a ideia de ajudar os pobres. Mas esses esforços surtem efeito? A caridade realmente ajuda?


Director Bosse Lindquist
Producer David Herdies
Produced by Momento Film & Steps International