domingo, 20 de março de 2011

Correndo com Auto Hipnose

Há duas semanas, comprei o livro “Auto Hipnose – Manual do Usuário” do Fabio Puentes, aquele hipnotista que apareceu muito na televisão e muita gente conhece e brinca dizendo: “vem dormindo, vem dormindo, vem dormindo...” e a pessoa hipnotizada cai em sono profundo. Brincadeiras a parte, Fabio Puentes é referencial na 'área de hipnose e um excelente profissional.


Alem da formação em PNL, fiz dois cursos de hipnose, por sinal muito bons, com dois profissionais da área: Murilo Cuccato e Paulo Amaral. Nesses cursos aprendi a estrutura básica da indução ao transe hipnótico e maneiras de se auto hipnotizar conscientemente e aplicar em si sugestões que trazem desde bem estar, a forca, relaxamento, etc.


Ontem, tive uma experiencia com auto hipnose que vou relatar no blog pois é muito interessante e espero que sirva como ponto de partida para muitas pessoas ficarem curiosas e buscarem usufruir dos benefícios infinitos proporcionados pela hipnose e pela PNL.


Sempre gostei de corridas de curta distancia quando era criança / adolescente. 50 metros, 100 metros, era comigo mesmo, ficava entre os primeiros. Porem eu sempre tive dificuldade em corridas de longa distancia. Se você me pedisse para correr mais do que 100 metros, mesmo que no ritmo mais lento possível, eu acabava me cansando demais e rapidamente, era muito difícil para mim. Logo no começo, eu estava legal, mas com o passar do tempo, minhas pernas começavam a ficar muito cansadas e minha respiração muito ofegante. Esse foi praticamente um trauma que me acompanhou a vida toda.


Há duas semanas eu resolvi começar a correr, para manter, e sempre melhorar, minha saúde e boa forma. Na primeira experiencia o resultado foi o já conhecido: corria uma “quadra” (estava correndo na rua perto de minha casa), que deve ter uma distancia de 100 metros no máximo e já estava com a sensação de perna bamba, respiração ofegante, e coração parecendo que ia sair pela boca. Então depois de percorrer uma longa quadra correndo, eu voltava a caminhar, pois eu tinha como objetivo chegar até o bosque do capão da imbuia que fica a 2 km da minha casa.


Então quando voltei para casa, andando é claro, pensei: vou estar num nível legal de resistência quando conseguir ir correndo até o bosque, sem parar, e isso vai ocorrer daqui uns.. 3 meses, 2 se eu for bem disciplinado!


Então, ontem eu resolvi correr novamente, mas antes de iniciar minha caminhada, resolvi tentar de maneira prática a auto hipnose. Reli as técnicas de indução entrei em transe e apliquei visualizações, sensações, sons, relembrando memorias de excelência para conseguir o objetivo: correr até o bosque do capão da imbuia direto, sem parar e sem ficar com uma sensação de cansaço extremo, pelo contrario, sentindo tranquilidade e bem estar.

Após a auto sugestão, sai para minha corrida. Andei durante 200 metros para me aquecer e em seguida comecei a correr. E corri. Lembrei muito de Forest Gump “Run Forrest!! Run!!!” pois era esse o meu pensamento durante a corrida. Foco no objetivo, concentração na respiração, visualizando a chegada ao bosque, etc, etc, etc...


Obviamente o resultado foi positivo: consegui ir correndo direto até o bosque do capão da imbuia (2 Km), sem parar, por incrível que pareça, até as ruas que eu tinha que atravessar não tinham carros vindo, assim nem precisei parar para atravessá-las. E estava cansado, sim, mas de maneira normal de quem correu e nao como eu ficava antigamente.


PNL, hipnose, auto hipnose, (toda hipnose é uma auto hipnose!) não é magica, não é milagre, simplesmente funciona.


Agora, como atingi meu objetivo muito rapidamente, meu novo objetivo em relação a corrida é ir e voltar correndo direto do bosque. Logo, quem sabe, estarei disputando uma maratona!

Um comentário:

Pondere...