Escrevi esse texto para postar no Facebook, como achei que ele resume diversas coisas que venho "ponderando" achei apropriado reativar o blog com minhas atuais "ponderações".
----------------------------------------------------------------------------------------
Essa é pra quem diz que o racismo acabou. Pelo que tenho percebido, as pessoas dizem que não existe mais racismo, em geral, porque elas não se vêem como racistas e, as vezes, realmente não são. Mas não ser racista não significa que o racismo do Brasil e do mundo acabou.
No Brasil foram mais de 350 anos de escravidão dos povos africanos. O racismo contra negros ainda leva algumas gerações para acabar de vez e por isso políticas afirmativas, como cotas para negros nas universidades e o feriado do dia 20 de novembro, são necessárias.
Antes de formular uma opinião sobre tudo isso é preciso se informar. Apesar de haver uma lei FEDERAL que torna OBRIGATÓRIO o ensino da história da população afro brasileira em TODAS as escolas do Brasil, sejam elas públicas ou particulares, a maioria das escolas e dos profissionais de educação não estão ensinando nada disso.
A lei 10.639/03 não está sendo cumprida em parte por falta de preparo, e em parte por falta de interesse. Vida longa àqueles que lutam diariamente para que a história da população negra deixe de ser negligenciada. O mesmo vale para a população indígena que também passa por semelhante problema, guardadas as devidas particularidades.
-------------------------------------------------------------------
Recomendo a leitura do texto a seguir, publicado originalmente no blog destilariadabola.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pondere...